Carregando...
Educação

Somos obrigados a consumir para reciclar

Com o mais velho, em sua época de jardim de infância, já pediram uma garrafinha PET para fazer “arte”. E era bem específica: uma garrafa pequena, de refrigerante, sabem qual é? Joguei o conteúdo fora e mandei a embalagem. Naquela época, não questionei, porque já questionava muitas coisas e fiquei com vergonha de tretar mais uma vez, rs.
 
Este ano, a escola do caçula pediu duas embalagens de iogurte em garrafinha. Ele não toma iogurte em garrafinha. Nem eu. Eu faço iogurte em casa. Lá fui eu pro mercado comprar duas garrafinhas de iogurte. Até ofereci ao menino, mas ele não quis. Realmente não toma nada com leite.
 
Nas duas situações, tive que comprar produtos ruins para enviar as embalagens. Eu sei que a escola quer ensinar algo bom: reciclar, reutilizar, etc. Mas, vamos além?
 
Se pra reutilizar, eu preciso consumir (geralmente um produto ruim), isso é bom? Não seria mais valioso ensinar a não consumir produtos com embalagens que estão lotando o planeta de lixo? Não seria mais bacana ensinar a consumir itens que não venham em embalagens?
 
Fico aqui pensando… A criança vai lá, faz um troço bonitinho (ou não), a gente elogia, porque, né? Mas, verdadeiramente, estamos ajudando ou prejudicando o planeta? Uma embalagem cheia de tinta e cola pode ser realmente reciclada?
 
Andei estudando sobre recycling, downcycling e upcycling. Fiquei surpresa. Por exemplo, vocês sabem o que é downcycling?
 
“Downcycling é o processo de recuperação de um material para reuso em um produto com menor valor, ou seja, a integridade do material é de certa forma comprometida com o processo de recuperação.”
 
Sabe, não cabe mais lixo no planeta, gente. Não cabe.
Ou a gente se responsabiliza de verdade e assume esse problema ou mascara a questão fazendo artesanato feio de garrafa PET em sala de aula.
 
Fonte: http://www.funverde.org.br/blog/conceitos-recycling-downcycling-e-upcycling, acessado em 23 de outubro de 2017.
Favoritos da Dany
Por favor, aguarde!

Cadastre o seu email e receba as nossas atualizações!

Digite seu nome e email e receba nossas atualizações assim que eles forem postados. Seja sempre o primeiro a saber das novidades!
%d bloggers like this: