Carregando...
Blog

Fica, bicho-carpinteiro!

Toda criança tem um bicho-carpinteiro. Conhece ele? Ele não é malvado, não. Ele funciona como um bichinho danadinho que cutuca toda criança pra que elas façam o que adultos param de fazer com o tempo: brincar, correr, pular, saltar, gargalhar. Pode notar que as crianças começam sua vidinha de maneira eufórica! Com seus mil porquês por segundo, são as criaturinhas mais perguntadeiras do mundo! São inquietas. Sobem e descem, deitam e levantam, correm, mas não param.

O bicho-carpinteiro traz um sintoma inexplicável: o olhar! Ah, o olhar… Olhar curioso. Olhar atento. Olhar entusiasmado. Dá até medo de que aquele olhar faça soltar uma pergunta intrometida no silêncio do elevador. O bicho-carpinteiro também causa sincericídio: frases indiscretas, falas inoportunas, palavras intrometidas.

O bicho-carpinteiro trabalha firme. As crianças tornam-se notáveis, bisbilhoteiras e tagarelas. Impossível não notá-las. Experimenta entrar num jardim de infância. Cheiro bom de massinha misturada com merenda. Mini seres humanos correndo com sorriso largo no rosto. Felicidade e originalidade. Não precisam fingir ser o que não são. Espontâneas e xeretas, elas fazem nosso coração se renovar. Não tem adulto que não saia de um jardim de infância com um sorrisinho. Mesmo que amarelo…

Com o tempo, vão matando esse bicho-carpinteiro. Querem eliminá-lo e fazem de tudo pra isso. Silenciam as crianças. Querem-nas sentadas e comportadas. Obedientes. Quietas. De preferência, que não perguntem. Não é à toa que chegam à Educação Infantil fazendo mil perguntas e saem do Fundamental sem nem, ao menos, tirar dúvidas. Porque foram vacinadas e medicadas pra que o bicho-carpinteiro morresse. O nome do remédio? Incapacidade de lidar com espontaneidade, o famoso silenciador. Assim, o bichinho vai morrendo e as crianças vão se tornando adolescentes sem curiosidade, sem olhar vibrante e duvidando do seu potencial criativo. Que pena! Mal sabem eles que exterminar o bicho-carpinteiro é podar asas de seres humanos que seriam muito mais livres com ele.

Leave a Reply

Favoritos da Dany
Por favor, aguarde!

Cadastre o seu email e receba as nossas atualizações!

Digite seu nome e email e receba nossas atualizações assim que eles forem postados. Seja sempre o primeiro a saber das novidades!
%d bloggers like this: