Carregando...
Educação

Escrever é um castigo na Educação Infantil

Ensinar crianças a escrever no jardim de infância é apenas uma punição, nada além disso. Criança vê o mundo de forma diferente dos adultos. Esses dias estava tomando banho com meu filho de 3 anos e ele desenhou no blindex esfumaçado pela água quentinha dois pauzinhos e deu um corte no meio. “É meu A!” “É meu A!” Eufórico com a possibilidade de desenhar a letra dele, não viu aquilo como uma chatice. Criança gosta de desenhar, sem muitas regras, sem muitas cobranças.

Escrever as letras, nessa idade, é desenhá-las sem certos e errados. É só diversão. Imagine que, de repente, eu comece a pedir a ele que desenhe uma árvore. Essa árvore deve ser sempre do mesmo jeito. Não pode ter uma folhinha do lado considerado errado. Essa árvore, pra ser aprendida, precisa ser desenhada milhares de vezes. Repetição-reprodução. Repetição-reprodução. Repetição-reprodução. Um castigo! É assim que as crianças passam a não gostar das tarefas escolares. Porque, principalmente nessa idade do jardim de infância, elas veem desenho em tudo e não letras, códigos imutáveis que devem ser incessantemente reproduzidos até que a criança atinja a perfeição, a tal “letra bonita”.

Em vez de insistir na massante tarefa de reproduzir desenhos idênticos – as letras – vamos investir na educação musical! Experimenta levar pra sala de aula alguns instrumentos ou algumas panelas e colheres de pau pra eles fazerem barulho. Você vai ver a mágica acontecer. Música, minha gente, aguça a sensibilidade, a criatividade e abre o coração de qualquer ser humano pra toda a aprendizagem do mundo. Já percebeu que gagos não gaguejam enquanto cantam?

Por que não ter aula de educação física ou psicomotricidade (sei lá como chamam nessa fase)? Experimentem passar perto de uma quadra de uma escola onde crianças ou adolescentes estejam praticando alguma atividade e mexendo o corpo. Você vai ver sorrisos, parceria, felicidade estampada no rosto. Lá, aprendem na brincadeira.

E por que não artes plásticas? Construir, formar, modelar, reconstruir e dar um novo sentido aos diversos apetrechos experimentando novas formas de exteriorizar nossos sentimentos e, especialmente, nosso pensamento. Uma escola de Educação Infantil que ignora a música, a psicomotricidade e as artes plásticas (eu chamo de tríade do sucesso no jardim de infância) está destinada ao insucesso. É através dessa tríade que a linguagem e os números vão chegar, com calma, criatividade e, principalmente, felicidade. Ao ignorar esses três pilares da Educação Infantil, temos como resultado alunos infelizes repetindo, reproduzindo e sem o mínimo de originalidade e imaginação.

Leave a Reply

Favoritos da Dany
Por favor, aguarde!

Cadastre o seu email e receba as nossas atualizações!

Digite seu nome e email e receba nossas atualizações assim que eles forem postados. Seja sempre o primeiro a saber das novidades!
%d bloggers like this: