Carregando...
Blog

A coisificação da mulher

Eu acompanho uma página no Facebook sobre decoração. A página é lindinha. Tem decoração de árvore de Natal, de casa, de mesa, de comida e de estante de livro. Enfim, decoração de coisas. Pra minha (triste) surpresa, eles publicaram uma foto de decoração de mulher! Sim, um corpo feminino vestindo um biquíni que deixa a marca de um coraçãozinho no… bumbum, claro!
Donos dessa página, atenção: Mulheres não são árvores de Natal a serem decoradas. Mulheres não são peças decorativas. Mulheres não são objetos. Mulheres não são vitrines. Mulheres não são COISAS. E, por favor, parem com isso de ilustrar um estereótipo romântico de
personalidade e comportamento feminino! Um coraçãozinho na bunda? Para!!!
O mais espantoso de tudo é ver um monte mulher “curtindo”, “compartilhando” e escrevendo “eu usaria”. Dá tristeza, sabe? E, sinceramente, uma imagem assim não deveria constar numa página cujo nome é Decoração Criativa. Repito: uma imagem dessa não deveria figurar entre imagens de decoração com garrafa PET, pimentão recheado, almofadas coloridas e panos de prato bonitinhos.
Fim de papo.

Comentários

comments

13 comments
  1. lola aronovich

    Ish, comentei com minha outra conta… Deleta pra mim o comentário anterior, por favor?

    Querida Dany, concordo contigo! O post do página citada contribui para a objetificação da mulher, já que põe um bumbum feminino ao lado de objetos. Mulher não é coisa! Acho que vc está coberta de razão. Mas o coraçãozinho na pele não deixa de ser bonitinho… Tudo de bom pra vc e suas leitoras! Um grande 2013 pra todxs nós!

  2. Mãe Mochileira,Filho Malinha

    Oi Dany!! 🙂
    Dessa vez vou deixar a polemica de fora( nada pessoal,mas é que to fugindo delas,rsrs..)embora tenha achado o coração fofo(rsr),acho meio decadente quando esse tipo de coisa vira APENAS o que a mulher tenha a mostrar…somos mais que isso,e uma gracinha,um brinco,uma tatto,ou até uma marquinha,vira um charme quando é apenas um detalhe…pena q tem mulher q acha que isso é tudo,e que esse detalhe é mais importante do que todo o resto..vixi,pra quem n ia comentar,acabei falando foi muito,né??kkkkkkkkkk..bom,eu vim aqui mesmo desejar um sincero feliz ano novo pra vc e sua familia!!Que seja um ano pleno,em todos os sentidos!! beijoooo grande!! :*

  3. Flávia Brito

    Oi Dany, então… eu não vejo que essa foto em si tenha um problema tão grande. Não acredito que tenha sido fruto de uma conspiração machista para diminuir o valor das mulheres (ou talvez eu esteja completamente enganada). Achei fofo até, mas o problema meeeeesmo é que ela foi postada no lugar errado (creio eu). Não faz sentido uma página sobre decaroção postar uma fotoo de uma marquinha de biquini,. Cairia bem em uma página sobre sexualidade, langerie, coisas assim. Realmente, desta vez a "decoração" não agradou. Beijos!!!

  4. Neanderthal

    Oi Dany.
    Eu ia escrever aqui sobre o erro ter sido postar isso em uma página sobre decoração. Concordo com o seu argumento sobre mulher não ser um objeto de decoração e acho que isso gera distorções e muitos problemas para aquelas que acreditam nisso e deixam de se aceitar como são porque não correspondem a um ideal de beleza em algum aspecto.

    Sobre a calcinha, eu usaria se fosse para agradar um namorado. Só isso! E isso não me tornaria um adorno ou propriedade dele. Seria o livre exercício da minha sexualidade. E seria bom!
    Beijos

  5. Karine

    Dany, vou ser muito sincera a você como sempre fui. Não achei absolutamente nada de errado essa foto. O único problema que talvez eu veja é estar no lugar errado, ou seja, num site onde é sobre decoração. Talvez o estagiário (sim, sou dessas que hoje em dia desconfio da qualidade dessas matérias e isso tem cara de amador, não de profissional) achou que um adorno feminino poderia ser considerado um objeto de decoração. Enfim… Confesso que não vi nada de machismo ou coisificação da mulher. Pelo contrário: quem nunca? A não ser que a mulher coisifique a si mesma, esquecendo de outros detalhes que não deveriam ser deixados de lado.

    Um beijo, sua linda!

  6. Kátia Ruivo

    Nesse ponto até concordo com vc, a falta de critério de postagens do blog, talvez falta de assunto, rsrsrsrs, anyway, como vc disse, divergência de opinião enriquece e nos bota pra pensar! Tá valendo! beijocas, amiga e um excelente ano novo pra vc e pra sua família!!

  7. dany

    Kátia, não tinha visto que vc tinha compartilhado a imagem. Não vi mesmo. Só vi na página Decoração Criativa, fiquei com raivinha e escrevi o post. Não fico com raiva por vc ter uma opinião diferente da minha, não. rs Divergência de opinião é normal, enriquece e bota a gente pra pensar. Pelo menos, vc escreveu lá no blog e se identificou (diferente do anônimo que postou). E, sabe, nem é a marquinha em si que me deixa com raiva… É o fato de estar entre mil objetos de decoração. Se fosse uma página sobre biquínis, marquinhas de biquíni, sei lá, ok. Mas essa imagem figurar numa página de decoração de objetos, ambientes e comida me dá arrepio. Não fico chateada com vc. Vc é sempre respeitosa e sabe dar sua opinião de forma educada. Love you.

  8. Kátia Ruivo

    Ih, amiga, vou discordar de vc de novo! Achei fofo sim, não vejo mal nenhum, vulgarização nenhuma. Vejo da mesma forma que enxergo uma tatuagem, um piercing (ambos não exagerados, é claro!), ou até um brinco, cordão ou qualquer outro ornamento que nós mulheres usamos para nos sentir mais bonita, sexy, atraente ou simplesmente melhor com a gente mesma. Acredito que ver uma mulher como objeto, ou pior, ser vista como objeto está muito mais em nossas atitudes do que no que usamos ou vestimos, está sim em como agimos e o que fazemos. Mas cada um tem uma opinião e respeito muito a sua, te admiro de montão e amo seu blog e seus textos, fica chateada comigo não tá? Beijos

  9. Anônimo

    Perfume, brincos, pulseiras, batom, sutia c/ engenharia textil (bojo), escova, etc.
    Vc tem razao. Mulheres nao sao peças decorativas.

Leave a Reply

Favoritos da Dany
%d bloggers like this: