Carregando...
Blog

A escola ensina a ler e a escrever na Educação Infantil?

Época de matrícula e muitas mães aflitas e ansiosas matriculando seus pequenos na Educação Infantil. Uma delas levanta uma questão sobre a qual muita gente tem dúvida: a escola ensina a ler e a escrever na Educação Infantil?
Bom, vamos por partes. Se você levanta uma questão dessa, você parte do pressuposto que são os adultos que decidem quando esse processo vai começar. Ledo engano. Imaginem uma sala de aula: quadrinho na porta identificando que ali é o Jardim I, cartazes de boas vindas, crachás com os nomes dos pequenos, etc. Mamãe, o processo de leitura e escrita já começou! Aliás, já começou muito antes da matrícula na escola. O acesso à língua escrita se inicia no dia-a-dia: cartazes de rua, embalagens de brinquedos ou alimentos, livros, jornais, revistas e tudo mais que apareça. As crianças, desde cedo, trabalham cognitivamente para compreender as formas mais variadas da língua escrita e isso não é o adulto que decide quando vai começar. A língua escrita faz parte da paisagem urbana. 
No entanto, o pensamento dessa mãe ainda é o de muitos professores que acham que o aprendizado da leitura/escrita é ensinado exclusivamente na escola através de exercícios de controle motor, cópia, reconhecimento de letras e escrita de palavras isoladas, sem contexto. Infelizmente esse tipo de método ainda é praticado em muitas escolas. A Educação Infantil deveria cumprir uma função primordial: trabalhar o ensino focando no sentido social da leitura e da escrita. 
Lembro da antiga escola de Caio que levava as crianças, por exemplo, ao sacolão para comprar legumes e frutas. Os pequenos tinham contato com os nomes dos vegetais e com os preços escritos nas plaquinhas. Quer melhor aprendizado que esse? Não sou contra o ensino formal, não. Sou a favor do ensino contextualizado, principalmente nas séries iniciais quando o nível de abstração ainda é pequeno. Sou a favor de um ensino que mostre aos alunos por que eles precisam aprender. A língua vai além de formas gráficas e desenho de letrinhas. Ela tem uma função social.

Que tal deixar um comentário dizendo o que a escola do seu filho, sobrinho, neto, afilhado, etc fez ou faz de legal que estimule o ensino da língua escrita de forma contextualizada?
Caio na Educação Infantil
14 comments
  1. Ana Násily

    dany..gostou?!!! rsrs é lindo né, tbm amo colocar mini sabonetes na pia!! mas esses são óteeemos p colocar nas gavetinhas dos filhotes, fica com um cheiro divinooo!!!
    bjs!

  2. Micha Descontrolada

    no contexto fica mto mais interessante, logo, aprende-se melhor.

    fofo demais o caio sentado na mesinha dele.

    Um ótimo fim de semana para você!!!

    /(,")\
    ./_\. Beijossssssssss
    _| |_…………….

  3. Dany achei otimo teu post eu como pedagoga acho o ensino contextualizado excelente,estimula a criança e isso é muito bom né.Bjus

  4. Pinguinho da Mamãe

    Dany, se a maioria dos pais conseguissem compreender que a leitura e escrita é um processo longo e toda a contribuição em casa, na escola e em qualquer lugar é muito importante, não teriamos tantos alunos no ensino fundamental II, com uma alfabetização insuficiente.
    Assino embaixo de tudo que vc disse.
    Bjs
    Ju

  5. Sol

    Dany, n tenho filhas, sobrinhos e nem afilhados :o(
    Mas lembro que na epoca da escola as professoras 1x por semana liam conosco na biblioteca da escola e acho que isso influenciou no meu amor pela leitura.
    bjokas

  6. Karine

    Sim, senhorita! Você está completamente certa: o aprendizado da língua escrita começa do lado de fora da escola, dentro de casa, passeando pelas ruas, indo tomar sorvete…

  7. Alice Santos

    Bem, a Larinha ainda não estuda…

    Mas, como uma professora posso dizer que o ensino contextualizado é a melhor forma de qualquer pessoa apreder qualquer coisa. Não só crianças!

    Quando a Lara estiver na idade quero escolher direitinho!

    Beijos, Dany!

  8. Paloma, a mãe

    Com certeza tem de contextualizar. A escola da Ciça, por enquanto, mostra as letras e as relaciona com os nomes das crianças.
    Eu morro de medo desta pressa que alguns têm em alfabetizar, em mandá-los decorar as coisas.
    Na escola da Ciça, tudo me parece num ritmo adequado. E eu não tenho pressa nenhuma, pois ela já vive no mundo das letras, dos livros, vai acabar aprendendo mais cedo ou mais tarde.
    Beijos

  9. Izabelle Costa

    Hoje as famílias(isso ainda existe???)depositam as crianças nas escolas e eperam recebê-las de volta como se tivessem feito uma aplicação financeira, com juros e correção- educadas.
    O aprendizado só funciona se como um todo. Contextualização é tudo.
    òtimo post.
    Beijos

  10. Casamento feliz

    Olha , eu nao tenho filhos ainda , mais minha sobrinha começou a poucos dias em uma escolinha , vou perguntar para minha cunhada como tem sido lá …

    que foto linda dele hein Danny

    Biejokas

  11. Morena

    Com certeza estudo contextualizado favorece o aprendizado!
    Imagina um bando de criancinha passeando por aí q lindo!

    Beijos saltitantes
    Bom fim de semana

Leave a Reply

Favoritos da Dany
Por favor, aguarde!

Cadastre o seu email e receba as nossas atualizações!

Digite seu nome e email e receba nossas atualizações assim que eles forem postados. Seja sempre o primeiro a saber das novidades!
%d bloggers like this: