Caio terminou a Alfabetização (o 1º ano do Ensino Fundamental). Muitas expectativas no início do ano, muita insegurança. Será que ele vai ler mesmo? Será que vai conseguir escrever? Prova?? Mas ele é tão pequenininho…
Bom, tudo isso passou e meu pequeno foi capaz de passar por tudo isso com muita tranquilidade e sem medo.
Caio sabe ler, compreender o texto, fazer exercícios de compreensão textual (ó que chique!) e escrever.
É claro que o processo de alfabetização não termina aqui. É um processo longo, contínuo e que exige muito incentivo e dedicação de todas as partes.
É claro que o fato de saber ler e escrever me orgulha muito, mas acho que o maior orgulho é ver que ele gosta de livros. Ah, isso é uma delícia…
Nós estamos sempre comprando livrinhos para ele e isso começou desde que ele era bem pequenino. Acho importante a criança viver em um ambiente onde os pais leem e onde há livros disponíveis.
Quando ele era bem pequeno, nós tínhamos um cesto de vime onde colocávamos os livros infantis no chão do quarto. Eu achava importante os livros estarem ali ao alcance das mãozinhas dele. Volta e meia ele estava lá sentado no chão lendo um livrinho. E nesses momentos a gente vê que está acertando. A nossa maior preocupação, talvez, seja a educação de Caio. Queremos que ele cresça e se desenvolva fisicamente e intelectualmente. Queremos que ele goste de livros. Queremos que ele considere que estudar é importante. Querer não é poder, eu sei. Pode ser que amanhã ele vire um adolescente rebelde e não queira nada com os estudos, mas o nosso papel é fazê-lo entender que o caminho certo é esse: estudar, ler, se informar e ser uma pessoa do bem.

Eu e Caio na Bienal 2009.
Papai era o fotógrafo.
Que seu Natal seja repleto das bençãos de Deus.
beijos
Mas vc ta falando muito chik mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk adoro vc!é isso ai lindona depende de nós tb!bjs viuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!
Mimi também adora livros, você sabe, e concordo com você integralmente, nada mais importante do que construir nas crianças a noção do quão importante a educação é para o futuro deles.
Aproveitando o ensejo, estamos combinando passeios culturais com a criançada agora em janeiro, muitos planos, vc tá dentro né?
beijocas
ai que lindo, ter um filho q gosta de ler eh tudo de bom na nossa vida!!!!! espero, se tiver um algum dia, q ele (a) tb goste!!!
Oi Danicota…
É um gesto mto bonito seu e do seu marido.
Incentivar a leitura.
Eu cresci sendo incentivada a ler e amo de paixão..tenho até uma coleção gigantesca de livros que me acompanham desde a infância.
Queria mto que a Lilica gostasse de ler…eu tento, mais tá meio difícil!
bjocaaa
Oi, Dany! Obrigada pelas palavras de amizade ontem lá no meu bloguinho, viu? Já estamos melhorando e os cafunés virtuais foram muito bons para nós dois. Beijocas em ti e no pequeno.
Bom dia Dany !!! Que lindo!!! Caio já é um homenzinho com gosto para letras….isso me deixa tão feliz!!!! Parabéns pela educação que dá ao seu pequeno! Mostra que dá sim pra criar bem uma criança nos dias de hoje !!!
que coisinha mais fofa.. parabens a vcs por incentivar a leitura. ele sempre vai gostar de ler..pode apostar.. a base é solida. são ensinamentos que ele nunca vai esquecer..beijão
Dany, que legal. Parabens pro Caio. Sabe, eu e o Má sempre conversamos sobre a educação dos nossos futuros filhos, que queremos participar sempre, incentivar, comprar livros e mostrar como eh legal aprender. Eu tive isso na minha casa, mas o Má nao teve e hoje, ele ve como isso fez falta na educação dele. Bjs
Oi Dan
acho que o Caio tem uma ótima base , dificilmente ele se tornará um adolescente rebelde que nao gosta de livros e de estudos rs
Parabens pelo seu filhote ter se alfabetizado
Beijokas
Dany, vc tem toda razão de incentivá-lo a ler e a gostar de estudar desde pequeninos. Uma pesquisa mostrou que meninos, ao chegarem na adolescência, leeem e estudam menos que as meninas. Acredito que cabe a nós, papais e mamães, fazerem seu papel e darem o exemplo e o incentivo, pois assim nossos meninos não terão vergonha de ler, nem de estudar, nem trocarão o livro pela bola. Não que bola não seja importante. Ela o é, assim como qualquer outro esporte, mas a associação frequente de meninos só com esportes e meninas só com estudos me incomoda e acredito que deve mudar nesta nova geração. Beijocas nos dois.
ê, parabéns pro Caio. Realmente, a alfabetização deve ser um momento de grandes expectativas (nossas e deles), ainda bem que ele atravessou com tranquilidade.
Também coloco livros ao alcance da Ciça, numa estante baixinha. Antes, colocava alguns na sala, na prateleira de baixo da nossa estante, porque ela brincava num cantinho perto dos nossos livros, então achei que tinha que ter os dela também.
Beijos